Noca do Acordeon – Noca do Acordeon

noca-frente

Adauto Pereira Mattos, compositor e acordeonista, conhecido como Noca do acordeon, nasceu em Jequié – BA 18/11/40, foi considerado um gênio do acordeon.

Garimpei na internet e achei uma comunidade no orkut sobre o Noca. Dela extraí o seguinte relato:

‘ …ele disse-me que pelos idos dos anos 70/80, ele viu Noca tocando nos vagões de luxo de trens de passageiro aqui no Ceará. Deve ter sido nesse período que nasceu a composição “De Fortaleza a Sobral”. Tenho 06 (seis) LP’s e dois CD’s do Noca. Considero-o o maior solista de chorinho no acordeón.

noca-verso

Outra coisa… Na biografia de Jackson do pandeiro, consta que Noca começou acompanhando o véio, mas ele, que não era nada bobo, logo percebeu o seu talento extraordinário e o aconselhou: “Um sanfoneiro como você não é para tocar acompanhando ninguém. Você tem que gravar sozinho”. (Arievaldo)

Quanto a esse disco, repleto de choro e baiões, como não consta a data, imagino que seja alguma espécie de coletânea, afinal tem várias músicas repetidas de seus outros LPs. Esse, imagino que deva ser da década de 1970, embora no rótulo esteja impresso a data de 1992.

Zé do fole, frequentador do Blog, escreveu posteriormente: “Olá, amigos, realmente esse LP de Noca é de 1973. As duas últimas músicas do lado B têm a participação cantada de Shirley Torres. Noca não chegou a ser como Dominguinhos, Sivuca, Oswaldinho… …mas tinha originalidade um jeito único de solar as músicas. Ele tocava floreando as teclas. Valeu, DJ.”

Noca do Acordeon – Noca do Acordeon
1992 – Beverly

* 01. Coração de artista (Noca do Acordeon)
* 02. Pertinho do céu (Noca do Acordeon)
* 03. Conde (Evaldo Gouveia – Jair Amorim)
* 04. Sentimental (Noca do Acordeon)
* 05. Dançando com você (Noca do Acordeon)
* 06. Brasileirinho (Waldir Azevedo)
* 07. Recordando o Líbano (Pedro Santos – Airton Amorim)
* 08. De Fortaleza a Sobral (Noca do Acordeon)
* 09. Resta-me a saudade (Noca do Acordeon)
* 10. Baião da saudade (Noca do Acordeon)
* 11. Camadinha (Gordorinha – Shirley)
* 12. Lua branca da saudade (Shirley – A. Negre)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

55 comments

  • Wellington

    descobri esse mundo do forró à um mês atrás, pensava eu que haviam esquecido nosso querido forró autentico.parabens

  • JOSÉ CARLOS DA SILVA

    EITA, QUE COISA BOA!!!!!
    PARABÉNS, MIL CONGRATULAÇÕES!!!!!
    Sou filho de PERNAMBUCANOS, desde de muito cedo ouvia, gente como PEDRO SERTANEJO, GERSON FILHO, ZÉ CALIXTO, GONZAGÃO E OUTROS, adoro E S T E FORRÓ,
    principalmente 8 BAIXOS, mais uma vez P A R A B É N S.

  • Arievaldo Viana

    NOCA é sensacional. Dono de um estilo inconfundível. IVAN poderia nos brindar com mais publicações deste grande sanfoneiro.

  • Rafael B. Oliveira

    Parabenizo vocês pelo esforço e a satisfação de dar este prazer para os admiradores do forró autêntico. Gostaria de saber se o Noca ainda é vivo e por onde anda.

  • Antonio R paiva

    gostaria que voce consiga do noca do acrdeon rio quatro centao um abraço desde ja agradeço por ter esta obra maravilhosa

  • Carlos José da Silva

    Vcs, idealizadores e colaboradores estão de parabéns por esse importante trabalho de resgate a nossa cultura por tantos já um pouco esquecida, parabéns e queria saber se tinha como de alguma forma eu também colaborar.

  • Celso Borges

    Quando criança admirei muito Noca do Acordeon. Hoje mesmo curti um CD que Veio da PB, de Noca, Gosto de todos os Forrós. Como de Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Santana, etc. Gostaria de ser um dia convidado para assistir um Show de Dominguinhos, Fagner, Santana, Valdóneis, admiro todos, assim como os que morreram deixaram muitos amigos do forró, assim citados. Luiz Gonzaga rei do Baião. Se o GUGú me realizar esse sonho ficaria muito grato. Eu sei que é um comentário, mais estou me desabafando. Sou de Teresina PI, Filho de Nordestinos, Hoje moro na Cidade de Novo Gama GO. Cidade entorno de Brasília, DF.

  • Efe Lopes

    Noca do Acordeon, grande artista, grande sanfoneiro. Não cheguei a conhcê-lo, mas conheço seu trabalho. Nos idosd anos 70, no auge de sua carreira, andava muito aqui em minha cidade, mas, foi por esse tempo que começou a beber demais, chegava até a empenhar sua sanfona para posteriormente retirá-la do empenho. Não sei porque gostava tanto de Sobral aqui no Ceará, devia a hospitalidade e a atenção que tínhamos para com ele. Saudade, muitas saudade dele…

  • José Maria Matos

    Há 24 anos, hoje estamos sem o nosso querido NOCA, ele gostava muito daqui de Sobral-Ce. tenho as 4 musicas primeiras que ele gravou…

  • Armando José da Silva

    Sou pernambucano de São Caetano, vim para São Paulo em 1968, onde resido até hoje. Há alguns anos que procuro o LP do noca do Acondeon, intitulado Brincando com os dedos.
    Para mim ele foi o melhor sofoneiro , principalmete porque me traz bastante saudade da minha adolescência lá nos sitios de São Caetano PE . Se alguem tiver condição de regravar este lp no cd , pode me enviar e falar o valor. Ficarei muito grato. Meu tel. (11) 2704-5909 Pode entrar em contado.
    Muito Obrigado .

  • Antonino Teles

    Foi com grande alegria que descobri esta mararavilha de páginas em favor de nosso eterno forró. Tenho 62 anos e sempre fui um fã ardoroso de Noca do Acorden. Só agora estou me inteirando de sua biografia. Sou piauiense e nos idos de 60 lá em minha cidade natal, Piripiri-Piaui. através da Radio AM Tupinambá de Sobral, toda a cidade ligava seus rádios às 13 horas para ouvir o programa ” O seu presente é músicas”. Não tinha um dia em que não ouvíssemos os acordes dos teclados de Noca do Acordeon. Estou até hoje catando seus discos em sebos.. pois só fou lançado um Cd . uma pena.Ele foi e é o maior tecladista que ouvi neste gênero,

  • Adelino A. de Carvalho

    Lamento profundamente ter acabado o programa “O seu presente é música”. Saudades das músicas do Noca do Acordeon.

  • Arievaldo Viana

    Nasci e me criei nos cafundós de Quixeramobim. Também sintonizávamos a Tupynambá de Sobral AM, uma das melhores rádios do interior cearense na década de 1970. Lembro-me de ouvir muita coisa do velho Noca através das ondas amigas desta emissora. Infelizmente, há muito tempo não ouço essa rádio. Gostaria de informar ao Antonio Teles que já foram lançados pelo menos 3 CD’s do Noca. Infelizmente, nenhum deles contém o acervo da Continental (hoje Warner Music) onde está o melhor de sua produção.

  • ADÃO DE SOUSA LINA

    AMIGO, TAMBÉM SOU NASCIDO NO PIAUI E FUI CRIADO OUVINDO ESTE GRANDE ACORDEONISTA, NOCA DO ACORDEON, ESTE SIM, ERA DO ACORDEON, OS OUTROS SÃO QUANDO MUITO SANFONEIROS!!!
    É UMA PENA ESTE MOÇO TER MORRIDO TÃO JOVEM SENDO QUE PODERIA PRODUZIR MUITO, TALENTO ELE TINHA; CERTA VEZ CONVERSEI COM O PROF. ROBERTO STANGANELLI, QUE CONFIRMOU: NOCA ERA INIGUALÁVEL.
    ABRAÇO
    ADÃO NSCIDO EM SÃO RAIMUNDO NONATO, HOJE DOM. INOCÊNCIO-PIAUÍ

  • Antonio Coelho Nogueira Filho

    Eu sou fá de Noca do acordeom suas músicas me lembra muito a época que morei no Estado do Maranhão década de 70 e até hoje sinto saudades .
    Se alguém souber onde encontrar os CDS de Noca favor me enviar um e-mail.
    Grato

  • Adauto Vieira

    Sou cearense e comecei a ouvir Noca do Acordeon quando eu era menino. A Rádio era quase sempre a boa Tupinambá de Sobral no programa ´´O seu presente é música´´. Era uma delícia ouvir atentamente as execuções do seu acordeon, daquele jeito que só o Noca sabia tocar. O tempo passou, o mundo girou, veio a idade adulta com as suas agitações, a vida correu e nunca mais ouvi as músicas dele. Mas outro dia senti saudade daqueles bons tempos e consegui dois CD´s dele. Ao ouvir, a emoção tomou conta de mim. Só aí, tantos anos passados, foi que pude perceber toda a grandeza e o talento daquele extraordinário acordionista! Você vê que sobra sanfona!
    Músicas como Coração de Artista, Futurista e Revendo o Norte e Cidade Baixa são uma obra prima da mais pura arte e do mais refinado gosto; mas o que mais me toca ao coração é a música Pertinho do Céu. Aquilo é lindo demais! O país que teve um gênio do teclado como ele tem de que se orgulhar.
    Fica a saudade e a curiosidade de saber como era o Noca em ação, Ao Vivo. Os que tiveram essa sorte creio que ainda guardam na memória essas ocasiões. Consola-nos, entretanto,o fato de termos pelo menos suas obras gravadas e mostrarmos para nossos filhos o que é música de verdade, num tempo como este, de escassez de musicalidade. E sobre a pessoa do Noca só agora fiquei sabendo que ele, coincidentemente, tinha o mesmo nome que eu. Um abraço aos que apreciam o grande trabalho desse inigualável artista.

  • PADRE NETO

    Como foi bom ouvir muitos comentários de Noca do Acordeon. Também nasci ouvindo a Rádio Tupinmar deSobral. Deixou História. Aprendi tocar acordeon ouvindo o seu presnete é música. Que saudade. Tenho muitos discos de Noca Vários CDS.Aqui vai meu endereço eletronico:penetosanfoneiro@yahoo.com.br.Um forte abraço desta comunidade de amigos. Pe. Neto

  • PADRE NETO

    Para maior contato de amigos conhecedores de Noca esta página é ótima. Uns tirando dúvidas de outros. Um forte abraço de um grande apaixonado pelas músicas de Noca. Gosto de solar alguns chorinhos como: Coração de Artista; De Fort. a Sobral. Outros forrós como Futurista etc. Tenho comigo uma obra que uma pessoa de sobral gravou com o Noca . Ele estava tomando umas biritas. MESMO com a cuca cheia de pinga Noca não perdia seu estilo, sua classe de tocar. Telefone para contato de amigos. (085)9946.98.00 PADRE NETO – PENTECOSTE – CEARÁ

  • jose-doningos-procopio

    olha gente este noca foi o maior sanfoneiro que ja vi tocar , em 65 quando ele começou a parecer com suas musicas la na minha regiâo perto de pecem ceará nas quermeces as musicas que tocavam era as dele . quanta saudade. brasilia df .

  • jose-doningos-procopio

    hoje vejo como tinha tanta musica boa ,como tambem as de pedro sertanejo, saraiva com seu saxcofone marines e sua gente e outros mais isto sim que era musicas . jdp-df

  • jose-doningos-procopio

    meus amigos desta grande desta grande rede gostaria se a musica casa amarela é mesmo de pedro sertanejo .até breve jdp–df.

  • Joao Lucena

    Olá meu amiigo> Noca do acordeon foi realmente um genio da músicsa brasileira. É pena que caiu no esquecimento e não se vê mais o trabalho dele por ai. Na minha vida teve uma importância imensa pois o meu pai como também acordeonista, tocava os chorrinhos de noca todos os dias. Hoje quando escute essas canções e me lembro daqueles tempos do anos 70, me inspira para a minha caminhada como músico. Tenho verdadeira adoração por ess música. Gostaria de também perguntar ao amigo, onde poderia encontrar partituras da sua obra se é que existe em algum lugar.

    Obrigado pela linda matéria que escreveu sobre esse artista.

    Joao Lucena

  • jose-doningos-procopio

    caro amigo j . lucena ; gostaria de informa lo que não tenho partituras deste genio
    da musica popular, mas eu acho que o padre neto tem . um grande abraço jose´domingos procopio df

  • antonio jose dos santos

    ouvia muito o noca do acordeos la no meu sertao onde morava quando criança , ele era dono de uma capacidade dada por deus jamais vista em outro sanfoneiro , realmente ele brincava com os dedos

  • vanessa

    Olá´, realmente gostaria de parabenizá-los pela divulgação de tão rico material cultural. Procurava o disco do Noca , para minha mãe, o de vinil dela se quebrou e fiquei muito feliz em achá-lo aqui. Obrigada ainda pelo PAP de como baixar, pois explicaram de uma forma bem didática e com respeito a quem não dominava o método, ao contrário de alguns sites por aí que ensinam mas ironizam os que ainda não sabem. Parabéns duas vezes!

  • caetano lopes

    em rítimo de forro pe de serra ,as músicas do noca do acordeon mexe com a gente,
    muito saudoso româticas,sou fã das suas nusicas desde minha infancia,ainda não apareceu outro para imitar,,grande acordeonista que considero o maior do Brasil
    adauto pereira dos santos conhecido por noca do acordeon

  • Raimundo Lira Maciel

    sou cearense de sobral e ninguem pode gostar mais do noca do acordeon do que eu visto que vivi toda sua sua epoca de e moro no rj a 47 anos e tenho 5 lps e 2 cds do noca e ja no ceara em meus 18 anos de idade ouvia muito noca na radio de so em 1962 para mim foi o genio do acordeon com as musicas cidade baixa baiao da saude coracao de artista pinicadinho futurista vai nao vai 10-10-2011

  • Joca santos

    noca :foi:e: é e sempre sera o maior sanfoneiro do mundo.Agradeço a DEUS. por tudo que voce fez pela cultura brasileira. seu fã de sempre.Joca Santos.

  • jose alves de lima

    jose domingos a musica casa amarela e mesmo do pedro sertanejo e
    ja estar desponivel no forroemvinil

    o lp chama se o rei do sertao.

    ze lima de niteroi

  • jose domingos procopio

    caro amigo jota lima e tambem adimirador do grande e saudoso noca do acordeon´, venho agradecer pela a informaçao da musica casa amarela do pedro sertanejo , ja baixei todo disco, meu muito obrigado jdp df

  • joao ribeiro

    Eu me criei ouvindo noca do acordeon em santa rita pb nos parques de diversão nos serviços de alto falantes que saudades.

  • Ribamar Soares

    É prazeroso ouvir o verdadeiro forró ao som do acordeon do gênio da sanfona, digo:
    Noca do Acordeon. Eu era criança mora no interior do Maranhão, então todos os dias
    após ás 13h, eu e outros garotos íamos para a casa do meu tio Luiz de França, ouvir
    um tradicional programa de rádio denominado “O Seu Presente É Música.” Ficávamos
    felizes quando alguém oferecia para alguém qualquer que fosse a música do Noca do
    Acordeon. Entretanto, mais felizes ficávamos quando a música oferecida era o famoso
    “Baião da Saudade.” Hoje, Tenho 60 anos, moro no Rio de Janeiro, a 40 anos, sou
    Empresário/Administrador, e acima de tudo um fã do saudoso Noca. Beijos n/corações.

  • junior

    isso sim é que é forró de verdade, retrata a vida do sertanejo, bem como as músicas do eterno luiz gonzaga.

  • Francisco Alves

    cresci ouvindo este disco e assim aprendi a gosta da verdadeira música nordestina, e graças a Deus enveredei pelo caminho certo, não deixando-mi influenciar pelo “forró” atual. que infelizmente esta descaracterizando nosso verdadeiro forró pé de serra.

  • Manoel

    Nasci numa cidadezinha PORANGA do interior do cerá, serra da ibiapaba, hoje moro em Brasília – DF, na década de 60 ouvia muito nas rádios esse grande sanfoneiro, 2 forrós “é de lascar” frase de Luiz Gonzaga, baião da saudade e brincando com os dedos, é uma espécie de mata saudades, coisas de 50 anos atrás – pense.

  • Luiz Alves

    Manoel eu sou de Triunfo PE, mas comheço a serra da Ibiapaba, lugar muito bonito já
    fui 3vezes passear lá.Gostei tambêm dos comentários sobre o grande sanfoneiro .
    Noca do acordeon. Para mim é um dos melhores do Brasil, pois o seu estilo de tocar
    eu não ví em outro artista do ramo. Por isso ele é diferente. Eu já tive a oportunidade
    de participar de uma festa aí na serra da Ibiapava, mais precisamente na cidade de Ipú. Na ocasião estavam presetes Valdones, Dominguinho e Eurides que é o pai de Valdones. Foi um verdadeiro Chou de sanfona, mas nunca comparado ao que se refere a ouvir Noca do acordeon. Tenho muitas saudades da Rádio Tupinambá de
    de Sobral que foi uma grande divulgadora desse grande artista.

  • Manoel

    Luiz Alves, hoje sou um crente em Jesus, mas estou sempre escutando os bons safoneiros, além do Noca, Sivuca – feira-de-mangaia e bem-ti-vi atrivido, Dominguinho, mario Zan – Fantástico Sanfoneiro e festa na roça, Rodolf Forte “O Casamento da Raposa” e “Pau Queimado” e muito outros. Boa noite amigo.

  • Odson Presley

    Verdadeiramente não menos prezando os outro sanfoneiros, mas Noca é o melhor intrumentista do genero, o que sentimos é que o seu legado musica não ficou registrado em partituras para podessemos aprender com fidelidade as suas musicas, e os musico que trabalham com instrumento e sabem ler e escrever em partituras não se pre dispoem a transcrever suas musicas em partituras para deixar estas notações em papel, pois com o tempo tudo pode ser esquecido, contudo, o papel mantem a memoria viva do autor e do artista.

  • conrado neto

    conrado neto missão-velha ce, desde ano de 1968 que curto noca do acordion, eu apenas confirmo tudo que foi dito tenho 2 Lp vinil, muito bom.

  • Adauto Vieira

    Manoel, gostei da sua participação meu irmão, eu também sou evangélico. Tem uns 10 dias que consegui aqui em Natal – RN um CD do Noca cujas músicas, eu tinha quase todas noutro, mas só por causa de duas que eu não tinha, comprei. Quem gosta, gosta. Até quando é uma regravação eu ouço com toda atenção. É mais uma chance de ver aquele músico se expressar de outra forma. Meu falecido pai, José Vieira – também conhecido como ´´seu Vieirinha“ lá de Catunda – Ceará, agricultor e tocador de 8 baixos, também apreciava muito o grande Noca do Acordeon.
    Ao ouvir seus acordes me emociono facilmente lembrando de um tempo tão bom que foi o da minha infância e adolescência no interior do Ceará. Só havia rádio e a TV estava começando a aparecer. Tenho vontade de aprender a tocar sanfona. Bom, aos 58 a gente não tem a mesma condição de aprendizagem de um jovem, mas ainda penso nisso. Mesmo que aprendesse pouco. Não existe nada mais bonito do que toque de sanfona, não é verdade? E aquele roncado dos baixos … hum! aquilo é fantástico! Um abraço meu irmão! Eu já morei em Brasília. Fica com Deus.
    Um abração também a todos os fãs do Nocão. Continuem postando seus comentários. A gente quer ver mais coisas sobre ele. Aqui nada é besteira, tudo é importante.

  • Manoel

    Adauto Vieira, aqui agente faz amigos sem conhecer. Catunda é uma cidade perto de Santa Quitéria-CE, rumo a cruzeta, conheço muito bem. Melhor de tudo é que somos crentes em Jesus, oremos uns pelos outros. Para nossa meditação, “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” Salmos 119:11

  • Jota Lopes de Oliveira

    Também sou cearense da cidade de Ipu, mais ou menos perto de Sobral e comecei a entender as coisas ouvindo esse grande acordeonista que o destino quis que nos deixasse tão cedo. Naqueles tempos a rádio Tupinambá de Sobral fez um belo trabalho de divulgação desse grande artista nordestino. Hoje, trabalho em rádio mas as músicas são outras e infelizmente é muito difícil resgatar esses nobres valores que o tempo jamais poderá apagar.O que se vê proliferar por aí, são verdadeiras aberrações e muitos ainda se dizendo seguidores deste ou daquele. Tudo isso dá nojo mas digo que sinto saudades dos nossos verdadeiros artistas como o Noca do Acordeon. Jota Lopes de Ipu Ceará, às 11h2min de 26.10.2014

  • Manoel

    É isso aí – Jota Lopes de Ipu Ceará, abraços conterrâneo, falou verdade. Nasci na cidade serrana de Poranga – CE, Há 70 KMs do Ipu, moro em Brasília desde de 1.966, cheguei aqui com 21 anos de idade. Ainda bem que hoje tem a internet, além do Noca, assisto: Sivuca, Mario Zan, Dominguinho, Chico Justino, Clementino Moura, Rodolfo Fostes e muito outros do ramo. Para mim que já sou idoso, mas muito macho é uma terapia.
    O melhor de tudo, sou crente em Jesus.
    Para vc vai estes versículo bíblico, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênitos, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida etern” João 3:16
    “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” Romanos 10:9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *