Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

Os 3 do Nordeste – É bom pra valer

Foi Jackson do Pandeiro quem chegou para Abdias e com seu jeitão bem paraibano falou:
– Tai, baixinho… se tu quiseres ouvir três cabras bons, danados e lançar um elepê, é só me dizer que eu trago eles aqui.

Bom, depois desse paragrafo acima acho que não precisamos comentar muita coisa né, o que vem a seguir todos já conhecemos, é um dos trios de maior sucesso de forró. Esse texto acima se encontra na contra-capa do primeiro disco do trio, de nome Os 3 do Nordeste, lançado em 1975 pela gravadora CBS.

A primeira formação do trio foi com Zé Cacau no triângulo e voz, Parafuso na zabumba e Zé Pacheco na sanfona. Essa formação durou até esse 1979, quando Zé cacau saio dos 3 do nordeste e deixando seu lugar para o Mestre Zinho, que ficou na formação do trio até o final da decada de 80, dando lugar então ao Marrom. Após isso até os dias de hoje o trio já sofreu mais algumas alterações, preservando apenas como integrante original o Parafuso.

Esse disco que postamos agora foi o ultimo no qual Zé Cacau gravou junto aos 3 do Nordeste, após deixar Os 3 do Nordeste, ele passou a fazer parte de um outro trio, Os Filhos do Nordeste, com esse trio ele gravaria mais dois Lp´s, o Filho de forrozeiro em 1982 e No balanço do forró em 1983.

Os 3 do Nordeste – É bom pra valer
Uirapuru – 1979

01. A menina da blusa (Zé Pacheco – Elias Soares)
02. É bom pra valer (Messias Holanda – Zé Cacau)
03. Baianinha (Florival F. Dos Santos – Parafuso)
04. Até o dia clarear (Zé Cacau)
05. Homem com homem não dá (Genário – Edson Duarte)
06. Quero ver você sorrindo (João da Gondim – Ivan das lojas)
07. Sentado na pedra (Zé Pacheco – Parafuso)
08. Quem está ai (Zé Cacau – Parafuso)
09. Meu Maceió (G. Magela – Zé cacau)
10. Bacalhau brasileiro (Alventino Cavalcanti – Severino Ramos)
11. Lá vai ela (Auricelio Guedes – Zé Pacheco)
12. São João em Taperoá (Elias Soares – Abdias)

Para baixar esse disco, clique aqui

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

5 comments

  • Igor Maxwel

    Essa semana eu baixei este disco e fiquei impressionado com a musicalidade deste LP. Percebi as influências da groove e da soul music logo nas faixas de 1-5 do lado A e na 5 do lado B. Gostaria de destacar deste LP a faixa “Bacalhau Brasileiro” que foi uma das percusoras do estilo duplo-sentido exagerado, que dominou toda a década de 1980 até os dias de hoje. Parabéns a quem postou o “É Bom Pra Valer” um dos melhores trabalhos dos 3 do Nordeste.

  • Gilmar

    Sem querer desmerecer a segunda formação ( com Zinho ), a primeira formação com Zé Cacau, foi a melhor. Sua voz me lembra a voz de Lindú.

  • jose alves de lima

    Só lembrando,em 1975 os 3 do nordeste já estavam gravando o terceiro LP e não o primeiro como foi dito no comentário acima…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *