Roberto do Acordeon – Escadaria
Nascido no Rio de Janeiro, Roberto José Belém dos Santos, o Roberto do Acordeon, foi levado, antes de completar um ano de idade, para Paratibe (PE), onde foi criado pelo avô Euclides, conhecido como “Seu Dudu”.
Aos seis anos de idade, ganhou do avô sua primeira sanfona, de quatro baixos de botão. Aos sete, ganhou a segunda sanfona, de doze baixos. Em pouco tempo, a sanfona de doze baixos tornou-se insuficiente ao seu rápido desenvolvimento no instrumento. “Seu Dudu”, então, comprou uma sanfona de oitenta baixos para o neto. Com a sanfona de oitenta baixos, Roberto começou a tocar nas festas tradicionais de sua cidade e das redondezas. Tocando em circos, em feiras livres, em festas juninas e em pastoris, adquiriu uma experiência que considera fundamental a qualquer sanfoneiro.
Aos onze anos de idade, ingressou num programa infanto-juvenil na Rádio “Jornal do Comércio”, em Recife. O sucesso foi tão grande que Roberto o tocador foi convidado a participar do programa de televisão “Gurilândia Show”, apresentado por Valdemar Garcia.
O tempo foi passando, e Roberto do Acordeon, já conhecido em toda a região, continuou tocando em forrós, em comícios, em festa de aniversário e de casamento e em batizados. Aos dezoito anos, serviu ao Exército e, em seguida, ingressou na Polícia Militar de Pernambuco. Depois de um acidente em serviço, foi reformado em 1975. Nessa época, Roberto do Acordeon veio passear em Natal, onde vive até hoje. Ao se apresentar na Praça Gentil Ferreira, ao lado de Luiz Gonzaga, despertou o interesse de vários contratantes da cidade e foi convidado para realizar vários shows em Natal.
As portas do mercado foram abertas, e Roberto do Acordeon tornou-se conhecido em todo o RN. Em 1978, Roberto gravou, em São Paulo, seu primeiro LP, intitulado “Roberto do Acordeon e seus cabra da peste”. Em 1980, gravou “Caixão de Gás”, seu segundo LP. (Fonte)
Roberto do Acordeon – Escadaria
Cancan – 1983
01. Meu Rio Grande do Norte (Dobrado – Roberto do Acordeon)
02. Vamos acordar (Pedro Sertanejo – J. Luna)
03. Forró do Araripe (Dominguinhos)
04. Xote do bululu (Roberto do Acordeon)
05. Palhoção (Toco Preto)
06. Forró em Surubim (Oswaldinho)
07. Escadaria (Pedro Raimundo)
08. Homenagem a Abreu e Lima PE (Roberto do Acordeon)
09. Forró em Puxinanam (Zito Borborema)
10. Forró gaúcho (Roberto do Acordeon – Lário)
11. Fole e cavaco (Improviso Roberto do Acordeon – Toco preto)
12. Forró na caiçara (Manoel Sobrinho)
Para baixar esse disco, clique aqui
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Muito bom, eu só conhecia a música Escadaria, fui perquisar de quem era essa melodia e acabei achando esse CD. Esse é que é o verdadeiro forró. Poste mais CDs dele. Até.
isso é que é forró de verdade ,quando minha familia se reune pra fazer uma festa o fórrózão come solto anoite todinha adorei essas musicas!