Severino Januário – Forró danado
Há um certo tempo, quando ainda nem pensavamos em ter esse blog, já havia uma pessoa preocupada com a divulgação do nosso tão querido forró pé-de-serra. Essa pessoa é o Marcelo, que, na época, usou do Orkut para postar discos, alias, vale uma resalva aqui, não eram simplesmente discos de forró, e sim grandes relíquias e raridades.
Hoje então peço licença ao Marcelo para repostar aqui dois discos (um hoje e outro posteriormente) que ele disponibilizou no Orkut. Marcelo, se você for um frequentador aqui do blog também por favor se manifeste, seu trabalho foi muito importante para todos nós.
Escolhi como primeiro trabalho a ser repostado um disco do Severino Januário lançado pela RCA Victor, em 1968. Esse disco não tras apenas músicas instrumentais, tem também algumas músicas cantadas, interpretadas na voz de João Silva. Destaco desse LP duas maravilhosas músicas “Pra mode dessa mule” do próprio Severino Januário e “Baião da saudade” de Anely Miranda de Melo.
Severino Januário – Forró danado
RCA Victor – 1968
01. Arrasta pé em Medina (Manoel Gomes de Melo)
02. Forró em Sapucaia (Catarina de Melo Gomes)
03. Seu Januário (Severino Januário)
04. Capoeira (Anely Miranda de Melo)
05. Pra mode dessa mule (Severino Januário)
06. Forró de Mané Pedro (Manoel Gomes de Melo – Carlos Cardoso)
07. Forró em Santo Antão (Manoel Gomes de Melo)
08. Arrasta pé no Jequié (Catarina de Melo Gomes)
09. Forró do Zé Custodio (Catarina de Melo Gomes)
10. Apanheite mano veio (Manoel Gomes de Melo – Milton Santos)
11. Baião da saudade (Anely Miranda de Melo)
12. Arrasta pé no Araripe (Severino Januário)
Para baixar esse disco, clique aqui
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Ao sr responsável por este maravilhoso BLOG
A alguns meses li no seu Blog sobre alguém que comentava sobre um maravilhoso disco que possou desde 1975 da Gravadora MUSIDISC relançado a uns pouco anos pela TAPECAR de título “El Relicario – The Concert Pops Orchestra” que ele não conseguia encontrar na Internet dados sobre a Orchestra deste disco.
Pois, bem, o proprietário da MUSIDISC (fundada nos anos 50) sr Nilo Sérgio, costumava lançar na praça através da sua gravadora um não pequeno catálago de musicistas e orquestras brasileiras com Nomes e títulos Estrangeiros, como por exemplo, Orquestra Românticos de Cuba, Bob Fleming, Dom Pablo de Havana, e, entre muitos outros a “The Concert Pops Orchestra”. Todas e todos formados pelos mesmos músicos na maioria das vezes regidos pela magnífico Severino Araújo e sua grande Orquestra Tabajara. Maravilhoso, não? todos brasileiros.
Muito bom saber que tem pessoa a preservar a identidade de nosso país,pois se esperarmos por parte de governantes estamos ferrados,pois eles se preocupam mesmo é com a elite enganadora.Costumo dizer eles se merecem.Sou filha do músico Severino Januario,irmão de Gonzagão.Aquele mesmo que a mídia a elite não gostava,mais no seu centenário faturaram muito.Abraços a todos!
Fiquei muito feliz em conseguir acessar esse arquivo, pois me trouxe lembranças de infância.
Mostrarei para minha mãe e tenho certeza de que ela ficará muito contente.
Nina, não nos vemos há mais de 40 anos. Beijos para todos vocês.