Severino Januário – Vovô Severino

vova-severino-frente

Colaboração do sergipano Everaldo Santana.

vova-severino-selo-avova-severino-selo-b

Curiosamente, dentre os parcos créditos da contra capa, encontramos: Diretor artístico Pedro Carmona e direção artística Nenete, estranho não? Parece redundância… Que confusão de nomenclaturas é essa?

vova-severino-verso

Todas as faixas são instrumentais, algumas tem umas intervenções para ‘animar’ a festa, a maioria das músicas é de autoria do próprio Severino Januário.

Severino Januário – Vovô Severino
1977 – Carmona

01 – Arrasta-pé do seu Mendonça (Severino Januário)
02 – Arrastapé alagoano (Severino Januário)
03 – Forró do Ipanema (Casimiro Vereda Neto)
04 – Forró de São Bernardo (José do X)
05 – Balanço do forró (Severino Januário)
06 – Cachorro doido (Severino Januário)
07 – Forró aperreado (Severino Januário)
08 – Arrasta-pé do candango (Severino Januário)
09 – Chots da saudade (Severino Januário)
10 – Nêga fulô (Severino Januário)
11 – Casaca de couro (Severino Januário)
12 – Canto do azulão (Severino Januário)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

8 comments

  • NESTOR MOREIRA DA SILVA

    Os Gonzagas eram verdadeiramente fantásticos!
    Fico imaginando como alguém, que nunca estudou música, pudesse tocar oito baixos de forma tão perfeita. Tocar oito baixos não é tarefa fácil. As músicas do Severino são perfeitas e possuem uma forte carga emotiva muito forte que nos remete para as entranhas do nosso sertão.
    Os Gonzagas (Januário e filhos) permanecerão para sempre na lembrança do povo nordestinos pelo excelente acervo musical que deixaram.

    Nestor Moreira / Crato- Ceará.

  • Dionisio Tomaz de Araújo

    O destino das pessoas é coisa de Deus. Quando eu tinha nova anos de idade em uma festa de casamento fiquei maravilhado com aquele sanfoneiro no canto da sala, tocando essas musicas que so alguns anos tempo depois eu iria saber de quem era, era desses gênios que deus deveria deixar viver para sempre. Como imaginou esta pessoa de que não compreende como uma pessoa simples que não estudou música pode tocar um instrumento tão difícil de forma tão perfeita. Eu acho que a explicação está no dom e o dom vem de Deus, Eu compararia a Pele no futebol. Quem ensinou a pele as suas jogadas geniais? O gênio traz o dom Dado por Deus, não aprende, já nasce sabendo. Assim também foram estes genios da nossa música nordestina.

  • Everaldo Santana

    Concordo com o Dionísio, Severino Januário tinha um estilo prório de tocar; dava preferência aos xótis e arrastapé.

  • Dionisio Tomaz de Araújo

    É Verdade, caro Everaldo, também concorco com você em gênero, número e grau. Deixe-me dizer: Eu nasci no sertão de pernambuco, vendo aqueles forrós de Pé de serra, e ficava maravilhado, olhando o sanfoneiro tocar. Com nove anos de idade, eu surpreendi um sanfoneiro, queria tocar naquela sanfona. De Tanto insistir, ele deixou eu pegar a sanfona e para surpresa dele e dos meus pais, não sei explicar, mas consegui fazer a introdução da música Asa branca. Mas meu destino não era ser músico e mesmo assim, aprendi a tocar de ouvido, contudo a minha falta de talento e de apoio não contribuiram para me tornar um sanfoneiro de verdade. Veja, Severino Januário, Abdias, Zé CaLixto, todos esses grandes ícones tinha o seu próprio estilo. A verdade é que todos eles eram Gênios, que legaram a posteridade uma obra eterna e incomparável. Jamais vamos ter outro Luiz Gonzaga, outro Severino Januário e companhia.
    Dionisio Tomaz
    Arcoverde/PE

  • cicero manoel teixeira

    TODOS OS DEPOIMENTOS ACIMA CITADOS SÃO DE GRANDE AVALIA!!!ESSES JA CITADOS ACIMA COMO POE EX:SEVERINO JANUÁRIO E OUTROS SANFONEIROS SÃO GRANDES MESTRES IMORTAIS DA MUSICA NORDESTINA…

  • Everaldo Santana

    Quase todas as semanas eu me encontro com o Tico dos 8 Baixos que tocou junto com o Severino januário em vária casas de forró em São Paulo. O Tico descreve o Severino Januário como uma pessoa que falava pouco e gostava demais de sanfonas de 8 Baixos. Quando o Severino acabava de tocar a sua sessão de forrós, ele ia dançar ao som do fole de 8 Baixos tocado pelos outros colegas.

  • maria severina

    Sou filha de Severino januario e reconheço as músicas,Acho que foi feita uma montagem nesse disco que fala do vovô Severino.Quanto a João Silva o disco foi feito assim mesmo.João Silva era amigo de meu pai e vizinho por muitos anos,seus familiares ainda se encontram por aqui.Através de meu pai conheceu tio Luiz,que anos após tornaram parceiros.

  • cicero m. teixeira

    como queria ter contato com a senhore Maria Severina ;filha do Grande e imortal Severino Januário..se algem conhece-la por getileza passa meu email pra ela sou um fã de carterinha do eterno e saudoso musico Senerino Januário…que DEUS o Tenha.(cmanoeltex@gmail.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *