Tony Martins – Forróbodó
Colaboração do Jorge Paulo, o Bandeirante do Norte.
“Forró, forrobodó, escondido, relabucho, são algumas das denominações ternas e pictóricas de um baile nordestino ou mais especificamente, de um baile sertanejo.” (Palavras de Luiz Vieira, extraído da contra capa)
Direção artística de Roberto Stanganelli, neste disco vem com um adjetivo ‘Sanfoneiro de Lagoa de Gato’, por ser natural da cidade de ‘Lagoa dos Gatos’, destaque para a versão instrumental de “Forró do Tio Augusto”, Luiz Vieira; e para “Lamento nordestino”, Tony Martins.
Tony Martins – Forróbodó
1974 – Tropicana
01 Forró do Tio Augusto (Luiz Vieira)
02 Forró em Camutanga (Tony Martins)
03 Vadiando em cima da hora (Tony Martins)
04 O vôo da asa branca (Tony Martins)
05 Piadinho da Nha Zéfa (Tony Martins)
06 Forró do Castanheiro (Tony Martins)
07 Acendendo a candeia (Tony Martins)
08 Casinha pequenina (D.P.)
09 Lamento nordestino (Tony Martins)
10 Hoje tem festa (Roberto Stanganelli – Tony Martins)
11 Alagoinha (Tony Martins)
12 Quadrilha do X (Tony Martins)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Sempre acreditei que Tony Martins, sanfoneiro de Lagoa dos Gatos, fosse o mesmo que iniciou a carreira como Toinho da Sanfona e a encerrou como Martins da Sanfona com a sua morte precoce no mesmo acidente que vitimou o Coronel Ludugero em 1970 no Pará. Mas agora vem esse disco de Tony Martins gravado em 1974. Ou as minhas convicções estão erradas ou vocês erraram. Martins da Sanfona gravou inclusive com o Trio Nordestino (de Alagoas).
Por favor, se vocês puderem esclareçam as divergências.
Sou filho natural de Lagoa dos Gatos/PE. nasci no segundo distrito Lagoa do Souza, eu tinha certeza que o safoneiro que havia morrido no acidente em 1970, com o coronel Ludugero, havia side o Vicente Martins e noa o Tony Martins, que deveria ser irmao do finado Vicente Martins.
Outro safonero vamoso na redondeza e presenciei ele tocar varias vezes, o junto com o finado Vicente martins e o Sebastiao Brasil de Lagoa do Souza, fez varias musicas de proprio e tocava e catava nos bailes, nao chegou a gravar. tocava tanto a safona de 180 baixos, como o Pé de Bode de 08.
Peço se possivel esclarecer qualuer equivoco que possa surgir, presencie em Cupira o shou do Corone Ludugero e Ostrope, era menino.
Um forte abraço do Coterraneo.
Willans Gomes- (Conhecido na redondeza como Nenem de Walfrido)
Obrigado, Nenem de Walfrido, mas eu já tinha descoberto a verdade. Depois escrevi até um texto no qual reconhecia o meu erro:
http://www.overmundo.com.br/overblog/martins-da-sanfonao-dia-em-que-eu-matei-um-musico
Obrigado!