Trio Nordestino – Ô bicho bom!
O Trio Nordestino, “que passou a existir a partir de 1957” é, dentre todos, o trio veterano em atividade musical, no País. O título, no começo, uma patente sem registro oficial, foi disputado pelos trios baiano (Lindú, Cobrinha e Coroné) e paulista (Xavier, Heleno e Toninho), mas quem o criou foi Luiz Gonzaga e a sua mulher, Helena.
O Trio Nordestino original era formado por Zito Borborema, paraibano; Miudinho, cearense; e Dominguinhos, pernambucano.
Da segunda formação do Trio Nordestino participaram Lindolfo Barbosa, o Lindú; Edvaldo dos Santos, o Coroné; e Cobrinha. Com essa formação, e sob as bênçãos de Gonzaga, o trio passaria a se fazer importante no cenário da música popular brasileira.
Tocavam nos forrós de Salvador até que através de Gordurinha, foram introduzidos, num de um programa de rádio, ao Rio de Janeiro e ao Brasil. Começava ali o Trio Nordestino.
Conhecer a história deste grupo é tão importante quanto conhecer a história de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Suas músicas estão no repertório de todos aqueles que hoje fazem um bom forró. Eles são os intérpretes da famosa Procurando tu, que fez o trio vender um milhão de cópias nos anos 70.
(Trechos extraídos de um texto do Assis Ângelo)
Trio Nordestino – Ô bicho bom!
Copacabana – 1981
01. Amor de doido (Pedro Bandeira – Lindolfo Barbosa)
02. O sol com a mão (Jacinto Limeira – Evaldo Lima)
03. O bicho bom (Juarez Santiago – Hamilton de Oliveira)
04. O neném (Cecéu)
05. O sucesso da Zefinha (Anastácia)
06. Todos querem bronquear (Chico Xavier)
07. Meu pitiguari (Agripino Aroeira – Rosilda Santos)
08. Quebra Cabeça (Severino ramos – Coronel Rodrigues)
09. Fazendo amor (Onildo Almeida)
10. Pagode Quente (Jacinto Limeira – Lindolfo Barbosa)
11. Minha doença é você (Cecéu – Mariazinha)
12. Marileide minha (Chico Xavier – Lindofo Barbosa)
Para baixar esse disco, clique aqui
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Por favor, como consigo adquirir cd do Trio Nordestino? De preferencia deste que tem a capa acima, O BIXO BOM de 1981. Por favor, me ajudem adquiri-lo. Um abraço. MIGUEL ARCANJO (83)8846-0538
Este disco de 1981, “Ô Bicho Bom!” é um dos últimos da formação original (Lindú, Coroné & Cobrinha), devido ao problema sério de saúde que o gogó de Ouro estava passando na época, mas mostra todo o vigor e energia de sua interpretação nas letras. Produção do próprio Lindú e a participação dos arranjos do grande e também saudoso Chiquinho do Acordeon – o mais bem sucedido arranjador e maestro do Brasil. Destaque para o xote “Amor de Doido” de Lindú e Pedro Bandeira; “O Sucesso da Zefinha” um forró da grande cantora e compositora Anastácia; e para o clássico arrasta-pé “Meu Pitiguari” de Agripino Aroeira e Rosilda Santos, que todo mundo canta em todas as festas de forró do Brasil. A faixa “Todos Querem Bronquear” (de Chico Xavier) faz uma transição de um forró para uma marchinha de carnaval, no momento dos refrões da letra.
Para todos que gostam da melhor música do mundo “FORRÓ NORDESTINO”, tá aqui uma boa pedida e se deliciar com todos esses maravilhosos sucessos!!!
existe algum trio de forró que tenha um integrante tocando Gaita?
Que a gaita faça parte do conjunto musical?
No livro “O Fole Roncou, uma história do forró” Dominguinhos deixa claro que o Trio Nordestino que ele fez parte nada tem a ver com o Trio Nordestino formado por Lindu, Cobrinha e Coroné. Ele diz que é apenas uma coincidência dos nomes e não uma segunda formação.
Grande abraço.
Bom dia!
Quando criança,eu ouvia uma música(acho que era desse trio),me lembro de um trecho: “Começa já ,começa já…a fogueira tá queimando e o balão já está no ar…” Qual o nome dessa música? Se puder me ajudar,ficaria agradecido!
Um abraço..
Ismar Junior.
A musica se chama começa já.
quem canta é Jackson do pandeiro.
você encontra no Lp o fino da Roça 1969
aqui mesmo no forroemvinil
é só baixar
Abraço Zé Lima Niterói jslima1959@hotmail.com
Olá amigos, sou um grande admirador desse site, tanto pela minha origem como pelo meu tio avô que foi um dos participantes do Trio Nordestino, o nome dele é Pedro e tocava zabumba e sou muito orgulhoso disso, obrigadp por manter a nossa cultura viva.
José Alves de Lima
Muito obrigado pela informação!
Vou baixar assim que puder.
Um forte abraço!!!
Acho um equívoco a afirmação de “primeira formação”, “segunda formação” e “terceira formação” do Trio Nordestino. O que houve na realidade foi três conjuntos distintos, de lugares diferentes, que não se conheciam, mas que tinham um mesmo nome. Apenas isso. No rock isso é muito mais comum do que se imagina. No final dos anos 1960, havia uma banda chamada Nirvana, e no final dos anos 1980 surgiu um outro Nirvana, só que um nada tinha a ver com o outro. Logo, no caso do Trio Nordestino, já li vários textos fazendo uma relação entre os três trios como se um fosse a continuação do outro, mas que nada tem a ver. De fato, o livro “O Fole Roncou!” fica muito claro isso. É um erro crasso.