Video – Pedro Sertanejo – O Criador do Forró em São Paulo
*Link enviado pelo Everaldo Santana. É uma compilação de um programa de TV que passou na época junto com um depoimento atual do Castanheiro, filmado pelo Everaldo.
*O video faz parte do acervo do Castanheiro
“Pedro Sertanejo foi o Pioneiro do Forró em São Paulo. Foi ele quem descobriu a receita de colocar o povão para dançar e por isso investiu pesado na Sanfona de 8 Baixos; esse tipo de Sanfona é própria para solos e por isso é a ideal para se dançar; portanto não se pode falar em Sanfonas de 8 Baixos sem lembrar o nome de quem alavancou o sucesso deste instrumento no Sudeste Brasileiro.
No meio do vídeo tem um depoimento que gravei na casa do Castanheiro (Nivaldo Gomes da Cunha) percussionista, compositor e cantor que trabalhou com o Pedro Sertanejo por mais de 20 anos e sabe muito da história deste grande mestre dos 8 Baixos. Castanheiro tem um vasto acervo em Áudio e vídeo sobre o Pedro Sertanejo e me autorizou a copiar e postar tudo que for possível.
Neste vídeo tem partes que foram tiradas de fitas VHS e por isso perde muito na qualidade, mas na edição pude melhorar bastante o Áudio.
Desde já agradeço ao Castanheiro por ter disponibilizado todo o seu acervo em Áudio e Vídeo e também ao Tico dos 8 Baixos, Sanfoneiro documentarista que vem gravando vídeos há bastante tempo munido de sua velha câmera VHS. O Tico também disponibilizou todo o seu acervo em Áudio e Vídeo para que eu possa contar um pouco da história do nosso Forró Pé de Serra.”
sera que nesse acervo do castanheiro.
nao teria algum video onde apareça cantando.
o grande Elino Juliao.
ZE LIMA NITEROI.
jslima1959@hotmail.com
Zé, não custa perguntar a ele se tem alguma coisa do Elino Julião.
nossa fiquei interessado nessa entrevista na parte que o castanheiro fala que gravou 1 disco de 78 rpm com nome de castanheiro do norte bem raro parabéns pela a entrevista Everaldo
obrigado everaldo.
Abraços
ZE LIMA
Samuel,
O compacto simples do castanheiro já foi enviado para postagem. Enviarei todos os discos que o Castanheiro gravou.